domingo, 10 de julho de 2016

Festa julina 2016 /Escola René


                                               
                                              PROJETO: FESTA JUNINA 
                                            Tema: Diversidade Cultural
 

                                                            Justificativa:


        Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina com o projeto que nossa escola já vem desenvolvendo: 

       

Resgate Social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida.
     

 



Objetivos: 


•Conhecer as características das festas juninas;
•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
•Promover interesse e participação na gincana e na festa junina;
•Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
•Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
•Promover uma festa junina para uma creche;




Etapas do desenvolvimento:




Atividades em sala de aula
Os professores de todas as disciplinas participarão do projeto desenvolvendo atividades em sala relacionadas com a data que estamos comemorando.



Português: Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas. 

                                                    



Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

História:Conhecer a origem das festas Juninas .

Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.

Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração.

Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.

Artes: Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representações da festa. Ornamentar as salas e a escola.

Geografia: Localizar, geograficamente, os países que deram início às festas juninas, como França e Portugal. 

Fazer o mesmo no mapa do Brasil, destacando as regiões e a maneira como a festa junina é comemorada em cada uma delas.

Educação Física: Conhecer as danças típicas e apresentá-las na festa junina.









       

domingo, 3 de julho de 2016

Dia B da Biblioteca /Projeto:Poesia

          Dia B da Biblioteca
                                                                    Projeto:Poesia



                              Objetivos:

           Minimizar as possíveis dificuldades na aquisição da escrita e leitura; 
           Incentivar o hábito da leitura e despertar o amor pelos livros;
           Inserir as crianças no universo poético, familiarizando-as com a linguagem poética e com a


forma gráfica dos textos poéticos;
           Conhecer e identificar verso e estrofe do poema;
           Estimular a oralidade, a leitura e a escrita;
           Desenvolver inúmeras atividades relacionadas ao universo poético;
           Despertar a motivação e interesse para ouvir, ler, interpretar e escrever poesias;
           Expor suas ideias e emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética e as infinitas possibilidades da palavra;
           Enriquecer o vocabulário;
           Exercitar a imaginação e a criatividade;

            Estimular o pensamento reflexivo;
            Desenvolver o raciocínio e a memória;
            Estimular a prática da leitura/prazer e a produção de textos poéticos;
     
      Desenvolver a entonação e o ritmo.





Atividades

      Durante a realização do projeto, os alunos e professores também participaram de oficinas de criação poética e tiveram a oportunidade de divulgar sua produção nos murais da escola.

      O projeto possibilitou a ampliação e o aprofundamento da aprendizagem dos alunos por meio da apropriação da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento de análise crítica, tanto em relação a sua própria criação literária quanto a dos colegas.

     


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           Outros benefícios foram a elevação da autoestima, um maior estímulo à criação poética e à produção artística, bem como o compartilhamento de impressões e opiniões sobre passagens preferidas nas obras.
                                                  

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Dia da familia na escola/Paletra


             Dia Nacional da Família na Escola


            


Evento  realizado duas vezes ao ano e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos.

         A ideia é que os estabelecimentos, públicos e particulares, criem uma série de atividades durante esse dia, quando os pais poderão também sugerir maneiras de integrar melhor a escola e a comunidade. 
         A data estabelecida como Dia Nacional da Família na Escola é geralmente acertada entre o ministro e secretários estaduais de Educação e representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
         O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. 
       A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas.
     

      Para o evento, cada escola define sua programação, de acordo com as possibilidades de diretores, professores, pais e alunos, mas o MEC distribuiu cartilhas com sugestões de atividades.
       A campanha do Dia Nacional da Família na Escola conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, clubes de mães, centros de voluntariado, além das associações de pais e mestres (APMs).







        COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Dia Nacional da Família na Escola. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/dia-nacional-da-familia-na



sábado, 2 de julho de 2016

Dia da familia na escola/Paletra


             Dia Nacional da Família na Escola






             Evento  realizado duas vezes ao ano e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos. 
         A ideia é que os estabelecimentos, públicos e particulares, criem uma série de atividades durante esse dia, quando os pais poderão também sugerir maneiras de integrar melhor a escola e a comunidade. 
         A data estabelecida como Dia Nacional da Família na Escola é geralmente acertada entre o ministro e secretários estaduais de Educação e representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
         O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. 
       A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas. 
       Para o evento, cada escola define sua programação, de acordo com as possibilidades de diretores, professores, pais e alunos, mas o MEC distribuiu cartilhas com sugestões de atividades.
       A campanha do Dia Nacional da Família na Escola conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, clubes de mães, centros de voluntariado, além das associações de pais e mestres (APMs).

COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Dia Nacional da Família na Escola. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/dia-nacional-da-familia-na

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Projeto Mascotes da Sala /Educação Infantil/Escola René


Projeto:Mascotes/Aprendendo com o lúdico/Escola René - Kizoa Video Editor - Movie Maker
Não esqueça de encostar o ponteiro do mouse na parte inferior esquerda para ouvir a música de apresentação do slideshow(clique na imagem do alto-falante)


                                                                 Projeto Mascotes da Sala

        Trabalhar de maneira lúdica a aprendizagem é a das propostas da Educação Infantil
       
        O projeto Mascote foi uma estratégia para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças de quatro e cinco anos o projeto funciona da seguinte maneira:
        Cada turma escolhe no início do semestre, um amiguinho de pelúcia para ser o mascote da sala.
        Como mais uma criança da classe, o novo amigo ganha nome e estuda-se características da personalidade.
        A turma fica responsável por cuidar do companheiro e as responsabilidades começam.
        O mascote, como líder do bem, é mais um recurso que o professor tem para desenvolver boas maneiras e virtudes como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, ou seja, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para a criança.
        O projeto funciona em sistema de rodízio.
        Cada dia um aluno leva para a casa o amiguinho de pelúcia e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos.
        Os pais abraçam o projeto e se envolvem com a proposta pedagógica estimulando os filhos na criação da mascote.
       Como eles levam para a casa, eles começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar do amiguinho e não deixar que ele seja maltratado por ninguém, já que terão que devolver aos colegas.
       Para cada idade há um foco educacional.
       As crianças em fase de alfabetização, por exemplo, usam o amiguinho para ilustrar as explicações em sala de aula.
       No diário, a escrita é estimulada. Para as mais novas, a ideia é criar um vínculo afetivo forte entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo comum: cuidar da mascote.
      




 Ao final do ano letivo cada classe deverá explicar toda aprendizagem adquirida relativa ao mascote      









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