Projeto: Vencendo a Dengue.
A
dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A
Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de
pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os
continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de
hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
Em
nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes
aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em
1976 e o avanço da doença. Essa reintrodução não conseguiu ser
controlada com os métodos tradicionalmente empregados no combate às
doenças transmitidas por vetores em nosso país e no continente.
Programas essencialmente centrados no combate químico, com baixíssima ou
mesmo nenhuma participação da comunidade, sem integração intersetorial e
com pequena utilização do instrumental epidemiológico mostraram-se
incapazes de conter um vetor com altíssima capacidade de adaptação ao
novo ambiente criado pela urbanização acelerada e pelos novos hábitos.
Diante
do exposto, vale ressaltar que, o número cada vez mais alarmante de
casos de dengue na cidade de Caxias-Ma traz preocupações a todos por ser
crescente a possibilidade de uma epidemia da dengue.
Apesar
das campanhas do governo federal junto aos estados e municípios do
país, no sentido de veicular no rádio, TV e demais meios de comunicação
propagandas ligadas ao tema, muitas pessoas ainda não se conscientizaram
que a dengue pode ser tão prejudicial a ponto de levar a morte.
Em
todo este contexto, o professor também possui um importante papel
dentro das escolas. Ele é o responsável por levar aos seus alunos todas
as informações necessárias sobre o mosquito e o mau que ele causa.
Muitas vezes, acontece destes alunos fazerem a vez de professores (as)
dentro de casa, informando seus responsáveis como proceder na eliminação
de qualquer risco de foco de dengue.
No
intuito de aplicar o desenvolvimento do tema em sala de aula e fora
dela, desenvolvemos um projeto interdisciplinar com uma série de
atividades relacionadas a dengue.
Justificativa:
Tendo
em vista uma possível epidemia de dengue em nosso município e a
necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de
alta relevância a execução deste projeto.
específicos:
Aplicar os conhecimentos adquiridos em sala; Desenvolver a cidadania;
Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;
Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença;
Ler e construir gráficos e tabelas que representem números da dengue ocorridos na cidade, no estado no país;
Contabilizar casos da doença e óbitos ocorridos;
Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue;
Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
Reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;
Identificar as causas de ocorrência de epidemias;
Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção;
Reconhecer os sintomas e dar início ao tratamento;
Identificar o mosquito da dengue;
Público Alvo:
Comunidade escolar: alunos, professores e funcionários;
Comunidade em geral.
Estratégias:
Envolver
professores através de encontros, consultas e pesquisas, em articulação
com a coordenação pedagógica e direção da escola;
Conversa informal sobre o tema em questão.
Momento de questionamento sobre o tema.
Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito e o que fazer para evita-ló;
Ronda pela escola e comunidade a procura de focos de Dengue;
Saída em campo para observação de campo identificando possíveis focos;
Mutirão da limpeza na escola e comunidade;
Levantamento de dados estatísticos, pelos alunos, das causas e conseqüências da dengue em suas formas clássica e hemorrágica;
Discussão sobre os noticiários e pesquisas realizadas extra-sala;
Motivar alunos e professores com propostas de atividades criativas e utilização das mídias e tecnologias;
Exibição
e apresentação de slides (data show) sobre o tema a fim de esclarecer
sobre a doença e motivar o trabalho a ser desenvolvido - Software educativo (da dengue);
Debate sobre o tema;
Divulgar
os meios de comunicação o desdobramento desse projeto para que a
população se conscientize da importância de todos participarem;
Solicitar apoio nos órgãos competentes, promovendo divulgação do projeto;
Orientar sobre a utilidade e fabricação de um repelente natural caseiro;
Atividades:
Trabalho de campo com os alunos para distribuição de panfleto informativo e conscientização da comunidade do entorno escolar;
Apresentação em Power Point do projeto e resultados da pesquisa de campo por meio de fotos e imagens;
Confecção de cartazes e mural;
Produção textual: frases, redações, slogans, HQs, etc;
Entrevistas com profissionais da Saúde;
Desenvolvimento um repelente natural caseiro;
Exposição de sintomas e início do tratamento da dengue;
Divulgação
nos meios de comunicação sobre o desdobramento desse projeto para que a
população se conscientize de maneira mais eficiente;
Solicitação de apoio nos órgãos competentes, promovendo divulgação do projeto;
Avaliação :
Será contínua, participação oral e escrita;
Produção em sala de panfleto informativo para ser distribuído na comunidade pelos alunos;
Divulgação de panfletos com estratégias de combate ao mosquito com sugestões de experimentos;
Tabulação de pesquisas: índices;
Confecção
de mural interativo onde os alunos e outros participantes do projeto
divulgarão o resultado no combate do mosquito, sintomas da doença e
outros dados significativos;
Organização, assiduidade e observação da participação e envolvimento nas atividades propostas;
Diagnóstico individual a respeito do seu próprio desempenho apontando acertos, erros e dificuldades;
Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal;
Organização de mural com as fotos da pesquisa de campo;
Exibição de vídeos sobre a pesquisa;
Recursos:
Pesquisas,
reportagens de jornais e revistas, exibição de vídeos, utilização da
biblioteca e demais mídias e tecnologias disponíveis na escola, etc.
Materiais:
Softwares: power point, word, movie maker, data show, DVD/TV;
Câmara digital;
Internet;
Computadores;
Pen-drive;
Quadro e pincel para quadro acrílico,
Jornais, livros, revistas;
Fotos;
Tecidos para faixas e matéria para organizar panfletos;
Cópias impressas;
Xerox;
Recursos Humanos:
Professor leitor e pesquisador;
Dialogo para explicação e organização das idéias dos educandos e encontros pedagógicos;
Auxílio do professor na verificação dos textos, murais, fotos, vídeos, índices, mapeamento e etc.
da Saúde: http://www.portal.saude.gov.br/saude/
http://dengueportalprofessor.wordpress.com/
Vídeo utilizado como recurso pedagógico
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